­
Infantil e Fundamental I

OBJETIVOS PEDAGÓGICOS

A educação Infantil constitui hoje, um segmento importante do sistema educacional do país, reconhecida como a primeira etapa da educação básica. Tomando como base as constantes mudanças inerentes à sociedade, o Colégio Montessoriano propõe uma educação alicerçada nas diferenças individuais e na consideração das peculiaridades das crianças. Busca-se a integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos intelectuais e sócio-culturais, preparando-as para a continuidade do processo educacional, em termos de Ensino Fundamental.

No Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, em torno dos 6 aos 10 anos, o nosso objetivo é oferecer aos nossos alunos condições de se desenvolveram intelectualmente, contribuindo para a formação de seu senso crítico, de sua autonomia e responsabilidade através de atividades dinâmicas, interativas, reflexivas e dialogais que permitem ao aluno perceber-se como sujeito ativo, capaz de aprender a conhecer, fazer, conviver e ser.

ROTINA

O Colégio Montessoriano adota uma Proposta Pedagógica na concepção sociointeracionista, lastreada pela parceria com o Sistema Ético de Ensino que engloba um conjunto de projetos, portal de conteúdos on-line elaborado por especialistas baseado em grande conhecimento e tecnologia educacional, oportunizando aos nossos alunos, de forma articulada, a construção do conhecimento.

Resulta na estruturação de uma rotina que implica uma seqüência de momentos – roda, hora de trabalho, arrumação, lanche, parque, hora da história, hora de trabalho e arrumação final.

A proposta pedagógica contempla ainda aula de Música, Bandinha-Rítmica, Teatro, Dança, Educação Física, Capoeira, Inglês, Educação Artística, Informática, Recreação, Mostra Cultural e Projetos.

Os projetos são conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos que permitem um trabalho de forma interdisciplinar, abrangendo todas as áreas do conhecimento e preservam as relações entre elas através das aulas de campo, palestras, feiras, entre outras atividades.

PROCESSO AVALIATIVO

Na Educação infantil a verificação do rendimento escolar se faz em forma de acompanhamento do educando.

Assim sendo, a avaliação nessa etapa acontecerá diariamente através das observações e registros sistemáticos dos acontecimentos, das conquistas, das dificuldades e das possibilidades da criança ao longo de seu processo de aprendizagem.

A família poderá acompanhar o desenvolvimento deste processo a cada bimestre através de relatórios e portfólio que serão organizados de uma coletânea de projetos, de atividades e trabalhos mais significativos, contemplando o desenvolvimento da representação gráfica, as conquistas a nível lógico matemático e dos conhecimentos de ciências naturais e sociais, com o objetivo de mostrar a importância de cada aula, de cada passo, como uma situação de aprendizagem.

Para o Ensino Fundamental das séries iniciais (1º ao 5º) a avaliação acontecerá de maneira integrada. O professor utilizará recursos, metodologias e instrumentos diversos, que buscam a sistematização da aprendizagem, para isso são utilizadas observações em sala, cadernos, atividades avaliativas (provas) atividades de produção , trabalhos, pesquisas, projetos , etc.

agosto 2017

Qual a origem da palavra Folclore?

20 de agosto de 2017|

Folclore: sobre a etimologia Você já deve ter ouvido falar de FOLCLORE certo? Mas você já parou e pensou sobre o significado dessa palavra? Seu [...]

Foco no Aulão e Revisão

17 de agosto de 2017|

Uma das principais dificuldades do estudante é conseguir se lembrar de tudo que aprendeu. Ele até lembra que foi debatido na aula, do texto e [...]

Como Identificar se Seu Filho tem dificuldades de aprendizagem?

15 de agosto de 2017|

Já aconteceu com você? Aquela sensação de ser chamado na escola e não saber exatamente o que é? É que com a inserção da criança [...]

Projeto Folclore

10 de agosto de 2017|

Cada turma trabalhará seu conteúdo de maneira criativa, dinâmica e diferenciada. Após a realização dos trabalhos previstos teremos exposição de painéis e murais para aos [...]

GINCANA – COMO É BOM SER BOM…

10 de agosto de 2017|

DIA DO ESTUDANTE - FUNDAMENTAL I GINCANA - COMO É BOM SER BOM... PERÍODO: 07/08/2017 a 11/08/207 Nossos objetivos para essa atividade:  Vivenciar valores; Desenvolver [...]

Como surgiu o dia do estudante?

4 de agosto de 2017|

Em 11 de agosto, é comemorado o dia daqueles que dedicam parte de seu tempo aos estudos, é Dia do Estudante. Das crianças da educação básica [...]

Clique para baixar

Tabela de horarios-01

Baixe aqui – G5 Matutino
Baixe aqui – G4 Matutino
Baixe aqui – G3 Matutino
Baixe aqui – 1º ano Matutino – Fund.1
Baixe aqui – 2º ano Matutino – Fund. 1
Baixe aqui – 3º ano Matutino – Fund. 1
Baixe aqui – 4º ano A- Matutino – Fund. 1
Baixe aqui – 4º ano B – Matutino – Fund. 1
Baixe aqui – 5º ano A – Matutino – Fund. 1
Baixe aqui – 5º ano B – Matutino – Fund. 1
Baixe aqui | Ed. Infantil e 1º ano- Fund. I -Matutino
Baixe aqui – 1º ao 3º Fund. I – Vespertino
LUANA-BRASIL-COORDENADORA-ED-INFANTIL-E-FUND-1

Coordenação Pedagógica – Luana Brasil

 Educação Infantil | Fundamental I  

  luanabrasil@montessoriano.com.br

  Manhãs – Seg à Sex das 7h às 12h | Tardes – Seg a Qua das 14 às 17h

 


ANA CLEIDE ORIENTADORA

Orientação Pedagógica  | Ana Cleide Almeida

Educação Infantil – Fundamental I

  anacleide.almeida@montessoriano.com.br

  Seg, Ter e Qui (7h às 11h30 /12h30 às 17h)  | Qua e Sex (7h às 12h30)

Tab content