­
Infantil e Fundamental I

OBJETIVOS PEDAGÓGICOS

A educação Infantil constitui hoje, um segmento importante do sistema educacional do país, reconhecida como a primeira etapa da educação básica. Tomando como base as constantes mudanças inerentes à sociedade, o Colégio Montessoriano propõe uma educação alicerçada nas diferenças individuais e na consideração das peculiaridades das crianças. Busca-se a integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos intelectuais e sócio-culturais, preparando-as para a continuidade do processo educacional, em termos de Ensino Fundamental.

No Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, em torno dos 6 aos 10 anos, o nosso objetivo é oferecer aos nossos alunos condições de se desenvolveram intelectualmente, contribuindo para a formação de seu senso crítico, de sua autonomia e responsabilidade através de atividades dinâmicas, interativas, reflexivas e dialogais que permitem ao aluno perceber-se como sujeito ativo, capaz de aprender a conhecer, fazer, conviver e ser.

ROTINA

O Colégio Montessoriano adota uma Proposta Pedagógica na concepção sociointeracionista, lastreada pela parceria com o Sistema Ético de Ensino que engloba um conjunto de projetos, portal de conteúdos on-line elaborado por especialistas baseado em grande conhecimento e tecnologia educacional, oportunizando aos nossos alunos, de forma articulada, a construção do conhecimento.

Resulta na estruturação de uma rotina que implica uma seqüência de momentos – roda, hora de trabalho, arrumação, lanche, parque, hora da história, hora de trabalho e arrumação final.

A proposta pedagógica contempla ainda aula de Música, Bandinha-Rítmica, Teatro, Dança, Educação Física, Capoeira, Inglês, Educação Artística, Informática, Recreação, Mostra Cultural e Projetos.

Os projetos são conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos que permitem um trabalho de forma interdisciplinar, abrangendo todas as áreas do conhecimento e preservam as relações entre elas através das aulas de campo, palestras, feiras, entre outras atividades.

PROCESSO AVALIATIVO

Na Educação infantil a verificação do rendimento escolar se faz em forma de acompanhamento do educando.

Assim sendo, a avaliação nessa etapa acontecerá diariamente através das observações e registros sistemáticos dos acontecimentos, das conquistas, das dificuldades e das possibilidades da criança ao longo de seu processo de aprendizagem.

A família poderá acompanhar o desenvolvimento deste processo a cada bimestre através de relatórios e portfólio que serão organizados de uma coletânea de projetos, de atividades e trabalhos mais significativos, contemplando o desenvolvimento da representação gráfica, as conquistas a nível lógico matemático e dos conhecimentos de ciências naturais e sociais, com o objetivo de mostrar a importância de cada aula, de cada passo, como uma situação de aprendizagem.

Para o Ensino Fundamental das séries iniciais (1º ao 5º) a avaliação acontecerá de maneira integrada. O professor utilizará recursos, metodologias e instrumentos diversos, que buscam a sistematização da aprendizagem, para isso são utilizadas observações em sala, cadernos, atividades avaliativas (provas) atividades de produção , trabalhos, pesquisas, projetos , etc.

junho 2017

Arraiá do atendimento na secretaria Montessoriano

6 de junho de 2017|

Arraiá do atendimento na secretaria Montessoriano🌽🌽🎇 Esse mês tem tudo de bom: forró, comidas deliciosas e muita animação. Preparamos as nossas lindas caipiras para realizar [...]

Nossa aula foi na Battre

2 de junho de 2017|

Battre – Bahia Transferência e Tratamento de Resíduos é a empresa responsável pelos serviços de operação e manutenção da Estação de Transbordo que atende a [...]

A importância da capoeira para crianças

2 de junho de 2017|

Capoeira para crianças 02/6/2017, POR DRIELY REIS Que a capoeira é um dos esportes mais populares na Bahia, nós já sabemos, mas o que não [...]

maio 2017

Namorar não é coisa de criança!

29 de maio de 2017|

  NAMORAR NÃO É COISA DE CRIANÇA! “Mamãe, estou namorando meu amigo da escola, mas ele não sabe. É segredo!" Não se assuste ao ouvir [...]

Como agir com crianças agressivas?

24 de maio de 2017|

Agressividade Infantil Apesar da preocupação que causa em pais e professores, a agressividade tem um importante papel na vida de todos: sem ela não haveria [...]

O BOSQUE DOS SONHOS

24 de maio de 2017|

Convidamos os alunos do G3 ao 5º ano para assistirem a peça “O BOSQUE DOS SONHOS”.  O Bosque dos Sonhos é um lugar em que [...]

Clique para baixar

Tabela de horarios-01

Baixe aqui – G5 Matutino
Baixe aqui – G4 Matutino
Baixe aqui – G3 Matutino
Baixe aqui – 1º ano Matutino – Fund.1
Baixe aqui – 2º ano Matutino – Fund. 1
Baixe aqui – 3º ano Matutino – Fund. 1
Baixe aqui – 4º ano A- Matutino – Fund. 1
Baixe aqui – 4º ano B – Matutino – Fund. 1
Baixe aqui – 5º ano A – Matutino – Fund. 1
Baixe aqui – 5º ano B – Matutino – Fund. 1
Baixe aqui | Ed. Infantil e 1º ano- Fund. I -Matutino
Baixe aqui – 1º ao 3º Fund. I – Vespertino

 

 

Horário01

Horário02

2º-ano-vespertino

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Educação Infantil ao 6º Ano

Ana Cleide Almeida – Contato: anacleide.almeida@montessoriano.com.br
Horário de Trabalho: Seg, Ter e Qui (7h às 11h30 /12h30 às 17h)
Qua e Sex (7h às 12h30)

7º, 8º, 9º Ano

Elizangela Santos – Contato: elizangelasantos@montessoriano.com.br
Horário de Trabalho: Manhãs – Seg à Sex das 7h às 12h
Tardes – Seg à Qua das 14h às 17h

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Luana Brasil – Contato: luanabrasil@montessoriano.com.br
Horário de Trabalho: Manhãs – Seg à Sex das 7h às 12h
Tardes – Seg a Qua das 14 às 17h

card12345-avisoensino-médio