Ensino Médio

/Ensino Médio
­
Ensino Médio
Objetivos Pedagógicos

  • Consolidar e o aprofundar conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
  • Tratar os conteúdos de ensino de forma contextualizada, significativa, estimulando o estudante a refletir, a intervir no social e a assumir posturas cidadãs, com autonomia intelectual;
  • Organizar conteúdos de ensino em estudos/áreas interdisciplinares e projetos que abriguem a visão global do conhecimento e o diálogo permanente entre as áreas do saber.
  • Aprimorar o desenvolvimento da formação ética, da autonomia intelectual e do pensamento crítico e criativo.
  • Orientar para o trabalho e a cidadania, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
  • Favorecer a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Rotina

O Colégio Montessoriano fundamenta-se na concepção sociointeracionista, fortalecida por práticas pedagógicas que estimulam a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos. O material didático adotado é fruto da parceria com o Sistema ético de Ensino que engloba módulos, aulas virtuais, portal educacional, simulados, dentre outros com o propósito de contribuir para uma aprendizagem mais eficiente e significativa.

Nossa proposta pedagógica contempla, no turno matutino, seis horas/aulas das diversas disciplinas que compõem a matriz curricular de ensino. Em turno oposto, nossos estudantes optam por atividades esportivas (futsal, vôlei,basquete,handebol), e/ou aulas de dança, teatro, música, xadrez e capoeira.

Nosso 3ºano inclui atividades preparatórias para vestibulares, por isso são necessárias aulas no turno matutino e duas vezes por semana, aulas no turno vespertino.Aos sábados,desenvolvemos atividades pedagógicas (simulados, aulas de campo, avaliações, aulões) para aprimoramento do conhecimento.

Aulas de campo, debates, café filosófico, sarau literário, palestras, feiras, seminários, projetos interdisciplinares são atividades pedagógicas desenvolvidas com o propósito de aprimorar o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico e criativo.

Processo Avaliativo

Avaliação é inerente e imprescindível, durante todo processo educativo que se realize em um constante trabalho de ação-reflexão, porque educar é fazer ato de sujeito, é problematizar o mundo em que vivemos para superar as contradições, comprometendo-se com esse mundo para recriá-lo constantemente. (Gadotti, 1984, p. 90)

Neste contexto, nosso processo avaliativo contribuirá para a formação do aluno, pois entendemos que avaliar é um ato de constantes reflexões que contribuirão com a construção de competências técnicas e sócio-político-culturais.

Testes interdisciplinares, mini testes, provas, pesquisas, relatórios, seminários, debates, são alguns dos instrumentos que utilizamos para avaliar nossos estudantes. Tem caráter somatório para obtenção de média por unidade letiva.

TERCEIRÃO ENEM / 2014

Recesso do Dia das Crianças

12 de outubro de 2017|

Inscrições FEEPS até dia 11 de outubro!

6 de outubro de 2017|

INSCRIÇÃO DO FEEPS ( XADREZ E TÊNIS DE MESA -  2ª ETAPA) Srº pais e/ou responsáveis, Mais uma vez vamos sediar o Feeps (Festival Esportivo das Escolas Particulares de Salvador) no nosso colégio e gostaríamos [...]

Pais super protetores: quando é demais?

5 de setembro de 2017|

Quando a proteção virou superproteção e já está encaminhando-se para obsessão será fácil perceber? E que sinais dirão que não é apenas demonstração de amor? Proteger é uma atitude que a maioria dos pais tem [...]

Campeonato InterSalas 2017

4 de setembro de 2017|

Bons pais dão informações, pais brilhantes contam histórias

1 de setembro de 2017|

Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver: criatividade, inventividade, perspicácia, raciocínio esquemático, capacidade de encontrar soluções em situações tensas Bons pais são uma enciclopédia de informações, pais brilhantes são agradáveis contadores de histórias. São [...]

Conheça o nosso Projeto Valores

31 de agosto de 2017|

O projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos condições para que eles se conscientizem da necessidade do respeito entre todos, através do reconhecimento, da aplicação dos direitos e deveres de cada um, formando valores éticos [...]

Calendário de Avaliação 1º ano
Clique para baixar

Tabela de horarios-01

COORDENAÇÃO

CARINA MENEZES COORDENADORA

  carinamenezes@montessoriano.com.br

  Seg. à Sex (Manhã: 7h às 12h40)Seg e Qua (Tarde: 14h às 17h) | Sábados Letivos (Manhã: 7h às 12h40)

 

 

 

 


Elizangela-MatosOrientação Pedagógica | Ensino Médio – Elizangela Matos 

O Trabalho do Serviço de Orientação Educacional possibilita o repensar sobre as dinâmicas que envolvem o contexto escolar como um todo. Nesse sentido, o Orientador Educacional é considerado um educador e seu trabalho está voltado para o que é fundamental na escola, o currículo, o ensinar e aprender e todas as relações decorrentes. Com o desenvolvimento do meu trabalho, busco a mobilização e o envolvimento de todos os setores, principalmente professores na construção coletiva desse homem mundo que é o aluno. A minha atuação busca a formação integral do cidadão e a compreensão do contexto.
Exerço a atividade na área da Orientação Educacional há 12 anos e há 9 anos no Colégio Montessoriano.
Acredito que o sucesso dos alunos se dá a partir da parceria entre família/escola e, desta forma, conseguimos os melhores resultados possíveis, além da relação de confiança que se estabelece através dessa importante parceria.

  elizangelasantos@montessoriano.com.br

  Manhãs – Seg à Sex das 7h às 12h | Tardes – Seg à Qua das 14h às 17h

Tab content