­
Ensino Fundamental II

OBJETIVOS PEDAGÓGICOS

  • Potencialidades, buscando ajustá-lo ao meio físico e social e estimulando sua capacidade crítica.
  • Fortalecer os vínculos com a família, os laços de solidariedade humana e da tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
  • Favorecer o desenvolvimento da autonomia intelectual, a criatividade, e a capacidade de pesquisa;
  • Cooperar com a capacidade de comunicação oral e escrita, através do uso funcional da linguagem;
    Contribuir para o desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico-matemático e o interesse científico;
  • Desenvolver a autonomia moral, entendida como assimilação de valores discutidos, analisados e eleitos conscientemente;
  • Orientar os alunos quanto à importância de se comprometer com o seu o seu próprio crescimento e do grupo, o interesse de participação com responsabilidade, a cooperação, o companheirismo, a amizade e o respeito.
  • Contribuir para a formação integral do educando por meio do desenvolvimento de todas as suas

ROTINA

Na nossa prática educativa, os alunos são estimulados a argumentar, debater e negociar com a intenção de provocar sempre um posicionamento responsável, crítico e criativo diante de novas situações que lhes são propostas.

A Proposta Pedagógica do Colégio Montessoriano, tem um cunho sócio-interacionista, quando preocupa-se em articular os conhecimentos e habilidades trabalhadas com a comunidade interna e externa, através de eventos, campanhas, palestras, feiras, debates e outras atividades.

Essa proposta busca capacitar os jovens a enfrentarem os desafios dos novos tempos, com atitudes de amor ao próximo, solidariedade, igualdade de direitos, ou seja, tornando-os sujeitos, que na atuação pública ou privada, promovam uma história sócio-econômica inclusiva.

PROCESSO AVALIATIVO

Acreditamos num sistema avaliativo que nos permita identificar os obstáculos que estão impedindo os alunos de aprenderem, localizando, portanto as deficiências e dificuldades que eles estão tendo. Para tanto, utilizamos de instrumentos diversificados como:

  • Relatórios com as produções individuais contendo fotos, registros e outros;
  • Projetos interdisciplinares;
  • Produções das atividades propostas;
  • Aulas de campo;
  • Avaliações escritas e orais;
  • Eventos, campanhas, palestras, feiras, debates e outros;
  • Observação do professor.

Todos os formatos contribuem com caráter somatório para a média por unidade, sendo regra que seja aplicado ao menos 4 formatos por bimestre.

agosto 2017

Como Surgiu o Dia do Soldado?

20 de agosto de 2017|

No Brasil inteiro, no dia 25 de agosto é comemorado o dia do soldado. Soldado é um título militar, que pode ser concedido a quem [...]

Qual a origem da palavra Folclore?

20 de agosto de 2017|

Folclore: sobre a etimologia Você já deve ter ouvido falar de FOLCLORE certo? Mas você já parou e pensou sobre o significado dessa palavra? Seu [...]

Como criar jogos fáceis e educativos

19 de agosto de 2017|

Incluir jogos educativos na diversão dos pequenos faz bem para o desenvolvimento cognitivo, interação social e ajuda no relacionamento de pais e filhos Com a [...]

🚌👦🏽👧🏽No dia 15 de agosto – terça-feira, foi a vez do 2º ano Fund. I Mat/Vesp participar do PROJETO – Minha aula no Buzú…

18 de agosto de 2017|

Aula com o tablet…descobrindo que os recursos tecnológicos servem para estudo e pesquisa.🤓📱🖍

18 de agosto de 2017|

Foco no Aulão e Revisão

17 de agosto de 2017|

Uma das principais dificuldades do estudante é conseguir se lembrar de tudo que aprendeu. Ele até lembra que foi debatido na aula, do texto e [...]

calendário-Martha

 

Baixe aqui o calendário para Impressão
Clique para baixar
MARTA-SANTOS-COORDENADORA-FUNDAMENTAL-2Coordenação Pedagógica Fund 2 – 6º ao 9º ano | Martha Santos

No Fundamental II, o aluno deve desenvolver habilidades de adaptação para que possa realizar suas atividades de forma satisfatória. Isso deve acontecer gradativamente, vencendo etapa por etapa.

A partir dos 11 anos de idade, os alunos vão conseguindo formular hipóteses acerca dos assuntos do seu contexto social, podendo associá-los aos conteúdos das disciplinas que estudam em sala de aula.

O papel do Coordenador Pedagógico é o de coordenar toda a rotina pedagógica, desde a definição de calendário letivo até a intermediação do contato da escola com a família. Ele é um profissional de fundamental importância no ambiente escolar, pois deve:
– primar pela integração dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem;
– manter as relações interpessoais de maneira saudável;
– preocupar-se com a formação do professor e com a sua;
– buscar desenvolver habilidades para lidar com as diferenças, com o objetivo de construir uma educação de qualidade e mais justa.

O Montessoriano oferece várias atividades extras como: dança, música (canto e instrumentos), teatro, xadrez, educação física escolar, tênis de mesa. Os alunos também podem optar por fazerem cursos de: Robótica e Desenho básico e avançado, com ênfase em quadrinhos.

  marthasantos@montessoriano.com.br

  Manhãs – Seg à Sex das 7h às 12h | Tardes – Seg a Qua das 14 às 17h

 


 

Orientadora Pedagógica 7º ao 9º ano | Elizangela Matos 

O Trabalho do Serviço de Orientação Educacional possibilita o repensar sobre as dinâmicas que envolvem o contexto escolar como um todo. Nesse sentido, o Orientador Educacional é considerado um educador e seu trabalho está voltado para o que é fundamental na escola, o currículo, o ensinar e aprender e todas as relações decorrentes. Com o desenvolvimento do meu trabalho, busco a mobilização e o envolvimento de todos os setores, principalmente professores na construção coletiva desse homem mundo que é o aluno. A minha atuação busca a formação integral do cidadão e a compreensão do contexto.
Exerço a atividade na área da Orientação Educacional há 12 anos e há 9 anos no Colégio Montessoriano.
Acredito que o sucesso dos alunos se dá a partir da parceria entre família/escola e, desta forma, conseguimos os melhores resultados possíveis, além da relação de confiança que se estabelece através dessa importante parceria.

  elizangelasantos@montessoriano.com.br

  Manhãs – Seg à Sex das 7h às 12h | Tardes – Seg à Qua das 14h às 17h

 


 

ANA CLEIDE ORIENTADORA

Orientação Pedagógica 6º ano | Ana Cleide Almeida

 

  anacleide.almeida@montessoriano.com.br

  Seg, Ter e Qui (7h às 11h30 /12h30 às 17h) | Qua e Sex (7h às 12h30)